quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dificuldades da Guerra

Estudando o diário de campanha do Conde D'Eu (Escrito pelo Visconde de Taunay), constatei mais uma vez o quanto é difícil permanecer combatendo em terreno inóspito. Muitos dos comandantes de nosso Exército eram senhores em idade considerável para a época. Imaginem agora esses senhores tendo que progredir em um local alagadiço, cheio de mosquitos, com chuvas constantes, calor... bem, só por causa de doenças perdemos muitos homens na Guerra do Paraguai. Generais gabaritados como Osório e Caxias tiveram que deixar o campo de batalha doentes mais de uma vez ao longo da campanha.

A situação do terreno complicava a logística e muitas vezes a tropa passava dias com ração reduzida. Outro fato que muito contribuiu para a insalubridade da tropa foi o surto de Cólera, que se alastrou rapidamente.

Numa próxima vez vou transcrever trechos do diário de campanha para ilustrar esses fatos. Hoje estou sem tempo e cansado... um abraço a todos!

Um comentário:

  1. Realmente não deve ser nada fácil , além das condições já naturalmente precárias devido ao fato de estarem em uma guerra. Ainda por cima faltar o pouco que ainda se tem...

    ResponderExcluir