quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Situação do treinamento militar

No fim do século XIX o Brasil sofria com a falta de locais adequados para o treinamento. O adestramento da tropa era realizado em locais públicos, onde aconteciam muitos acidentes. Transcrevo aqui parte do Relatório do Ministro da Guerra de 1887 que versa sobre esse problema:


"No dia 09 de setembro do ano passado realizaram-se em Botafogo, sob direção de Sua Alteza real o Sr. Marechal de Exército Conde D’Eu, exercícios militares nos quais tomaram parte os alunos da Escola Militar e contingentes dos corpos das três armas da guarnição da cidade, do Batalhão de Engenheiros e Corpo de Aprendizes Artilheiros (...) O local escolhido para os que se efetuaram em setembro último patenteou a conveniência de serem tais exercícios realizados em pontos afastados da cidade, ainda mesmo acarretando eles algum aumento de despesa. Assim se evitarão acidentes, que infelizmente se deram em Botafogo, devidos à aglomeração excessiva de espectadores, aos muitos edifícios urbanos que limitam as vias de comunicação e ao trânsito constante de veículos de toda a espécie.”
Relatório Anual do Ministro da Guerra, 1887, Pg. 19

Essa é mais uma evidência da necessidade, naquela época, de novas locais destinados tanto ao aquartelamento quanto ao treino dos efetivos. E mais um ponto que favoreceu a construção da Vila Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário