sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Universidade Estácio de Sá (Parte 2 do post anterior)

     Olá, galera! Agora, para encerrar de vez o assunto e continuar com os posts sobre História Militar, vou explicar minhas razões de escolher a Estácio de Sá para concluir meus estudos de Licenciatura em História. 
     Como disse antes o polo Duque de Caxias da CEDERJ era o mais próximo da minha residência. Porém, ainda assim, era bem distante! O deslocamento era feito, normalmente, pegando duas conduções ou carona (Não dirijo... minha esposa faz o papel de motorista da família). Não tínhamos escolha de datas de prova: o calendário era extremamente fixo, perder uma prova te levava, praticamente, para a "prova final". Eram dois finais de semana seguidos de provas... Comecei a procurar uma Universidade mais próxima de casa. Encontrei a Estácio do Campus Madureira Shopping... Opa, um Campus dentro de um Shopping! Muito bom, mas isso não era motivo suficiente, não é mesmo? Fui visitar o Campus e vi que a estrutura física da instituição era impecável! Todas as salas com ar condicionado e computadores. Rampas de acesso para deficientes em todos os acessos. Bebedouros e máquina de café. Monitores e atendentes para recepcionar e orientar... Caramba, era assim que a faculdade pública deveria ser! Afinal, para onde vão os nossos impostos?! Fui atendido de forma educada e atenciosa. O valor mensal para o curso a distância, com desconto para segunda graduação, ficou abaixo de R$200,00 na época (Com as correções até o dia de hoje pago R$207,00 mensais). Quer mais vantagens? O aluno tem duas semanas em que pode agendar suas provas... Pode escolher, dentro dessas duas semanas, dia e hora para realizá-las! Flexível, não é mesmo?
     Pontos negativos? Um ponto principal: o preconceito. Sim, existe um enorme preconceito contra a Universidade particular. O "Senso Comum" diz que as faculdades particulares tem um nível inferior de ensino comparadas às públicas. "O diploma não vale tanto no mercado", eu escutei de muitos. O pior é perceber que a particular é melhor na esmagadora maioria dos aspectos. É uma baita injustiça! Você entra em uma Universidade Pública e vê tudo errado... Descaso com as instalações, professores apáticos e desleixados, alunos mal educados, intolerância com o diferente... E o que se prega por lá? Totalmente o oposto: liberdade de pensamento, compreensão... E onde você acha tudo isso? Na particular! Onde está o aluno pobre? Na federal? Não, ele está na universidade particular! É só entrar em um campus de uma faculdade particular qualquer no subúrbio e depois ir até a UFRJ. Compare. Onde estão os alunos com menor renda? Pois é, leitoras e leitores, é na particular, pagando mensalidade com muito esforço, que o pobre está! Agora, por quê o mercado valoriza mais um diploma de uma federal? Será que um aluno que se esforçou para pagar uma faculdade com o suor de seu trabalho não tem condições de competir com alguém que estuda de graça em uma federal? Ao contrário de tudo o que eu havia escutado de muitos professores e alunos da federal, encontrei uma excelente instituição de ensino na Estácio. Eles respondem os fóruns, conversam com os alunos, respeitam os prazos de divulgação de notas... Deveria ser o normal, não é mesmo? Mas não foi assim que aconteceu no CEDERJ. 
     Galera, há o menor problema em se formar em uma faculdade particular. Estou dizendo isso depois de me graduar na UNISUL (particular), fazer uma pós-graduação presencial na UNIRIO (federal. Reparem que consegui a vaga na pós em uma federal após cursar Comércio Exterior em uma Universidade Particular! Concorri pela vaga com gente da UERJ, UFRJ, UFF etc. e saí com uma vaga!) e de passar no vestibular do CEDERJ, cursar 6 semestres e depois trocar para a Estácio sem medo de ser feliz! Passei por várias instituições que acabei abandonando, também, por motivos diversos. Com meu diploma de faculdade particular consegui vaga como professor de curso preparatório, sem problemas. 
     E por isso eu digo, definitivamente: faculdades particulares são muito boas, também! Dediquem-se, estudem, tirem suas dúvidas! Não se limitem com a matéria passada em aula, busquem mais! Participem de palestras, escrevam artigos científicos, montem Blogs... Sejam felizes! Estou aqui a disposição para esclarecer qualquer dúvida que tenham em relação a Estácio ou para compartilhar experiências vividas no CEDERJ ou em outros estabelecimentos de ensino. Um grande abraço!
     


Um comentário:

  1. História na Estácio é melhor que a da UNIRIO. Só ver o RUF e o e-MEC.

    ResponderExcluir