sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O RPG e a História

   

     Há muito tempo atrás em uma galáxia distante... Eu conheci um jogo chamado de Role Playing Game (RPG). Foi exatamente em 1992 que encontrei um grupo jogando GURPS (Generic Universal Role Plaing System). Desde então, foram muitos anos de jogatina utilizando vários sistemas diferentes e viajando por diversos mundos e situações. Como sempre gostei muito de História, o RPG foi uma "Mão na roda" para que eu pudesse simular situações de combate e cenários históricos. E sempre achei que jogar RPG seria uma excelente ideia para se aprender História! 
     Pra quem não sabe, o RPG é um jogo onde se interpreta papéis, como se fosse um teatro. Cada jogador cria uma personagem e deve agir de acordo com a personalidade que o mesmo escolheu para ela. Sim, você cria todos os aspectos de sua personagem: se ele é forte, ágil ou inteligente, se tem algum vício, se é rico, pobre. Pode-se criar qualquer tipo de personagem em qualquer época dependendo do RPG escolhido. No caso do GURPS (Meu sistema favorito) pode-se criar histórias em qualquer período da História (E mesmo aventuras futuristas). O nível de detalhamento do GURPS é absurdo! Todos os aspectos podem ser levados em consideração, desde os parâmetros básicos até as minúcias como o peso que a personagem leva consigo afetando o deslocamento. Uma pessoa assume o papel do Mestre de Jogo e passa a narrar os fatos, interpretando todos os "coadjuvantes", ou seja, todos as personagens que não foram criadas pelos jogadores. As ações são baseadas em parâmetros predefinidos e refletidos em números. Deve-se jogar dados para verificar se as ações foram bem sucedidas. Quanto maior é um parâmetro, mais chance se tem de ser bem sucedido em uma ação. A ideia aqui não é descrever detalhadamente como se joga RPG, então acho que o que descrevi até aqui é o suficiente para que o leitor entenda onde quero chegar.
     Uma das coisas que os alunos mais reclamam da aula de História em geral é a falta de dinâmica dos professores. O esquema é sempre o mesmo: ou o professor lê e explica o conteúdo ou faz com que seus alunos leiam para depois começar um debate. Na maior parte do tempo, nos dois casos, o aluno está passivo. Agora imagine uma aula de História da Segunda Guerra Mundial onde os alunos assumem papéis de protagonistas, agindo dentro de um contexto histórico. Isso faria com que o aluno ficasse mais atento e mais envolvido na aula. Ele passaria a atuar como um diplomata, um general, uma civil em meio a guerra, um repórter... Isso é apenas uma das abordagens possíveis! Pode-se criar "n" situações e envolver os alunos, basta um professor que tenha conhecimento de como se joga o RPG. 
   Já existem algumas iniciativas, como a do professor Ricardo Ribeiro do Amaral disponível no site: http://www.rpgnaescola.com.br/ Eu espero sinceramente que um número maior de acadêmicos entendam a importâncias da técnica do "teatro da mente" no ensino em geral.
     Em 2005 fui voluntário do projeto "Amigos da Escola" em Itu, São Paulo, e jogava com as crianças nos fins de semana como atividade complementar. Foi uma experiência muito positiva, apesar de extracurricular para os alunos, mas acredito que o RPG pode ajudar muito além disso. Entender que nem toda luta na era medieval acontecia entre cavaleiros com armaduras e espadas já é um começo (entender que uma parcela mínima do combate acontecia com alguém de armadura completa seria o ideal...). O GURPS nos ensina que alguém utilizando um machado de combate não consegue golpear rápido o suficiente para acertar dois ataques seguidos, pois o machado é uma arma desbalanceada que exige preparação para o ataque. Ensina que armaduras de metal são extremamente caras e que quase ninguém na era medieval era capaz de ter uma armadura e que era muito complicado vesti-la de repente (vestir uma armadura requeria alguém para afivelá-la em você...). Esses e outros detalhes são muito importantes para o historiador militar!
     Enfim, este post tem a finalidade de instigar em vocês a curiosidade sobre como o RPG pode ajudar em sala de aula, especialmente nas aulas de História. Se você não sabe do que se trata o RPG e meu artigo não foi suficiente para responder suas perguntas, eu fico feliz! Sinal de que você realmente se interessou pelo assunto. Neste caso procure na internet e vai encontrar informações suficientes para esclarecer suas dúvidas. Se preferir, pode perguntar aqui nos comentários que terei enorme prazer em responder!

Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário