quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como é estudar no consórcio CEDERJ?



     Quando resolvi prestar o vestibular para uma vaga em História no consórcio CEDERJ, que é uma parceria entre as faculdades Federais e Estaduais do Rio de Janeiro para oferecer ensino na modalidade EAD (Ensino a Distância), não consegui encontrar muitas informações fora do próprio site da Fundação CECIERJ, administradora do consórcio. Informações sobre o polo que me interessava, então, era impossível! Pensando naqueles que estão curiosos para saber mais a respeito do que é estudar "no CEDERJ", escrevo aqui algumas informações.

NÃO É FÁCIL

     Essa é a primeira informação útil. Caso não esteja realmente com vontade de estudar muito, melhor desistir. O ensino a distância é "cruel", não perdoa preguiçosos! Prepare-se para estudar nos fins de semana, na hora do almoço no serviço... principalmente se seu curso for Licenciatura em História, que exige a leitura de um volume grande de livros. Pra quem gosta de ler é um deleite! 
     As provas presenciais são nos fins de semana, dois seguidos, sábado e domingo. Ás vezes de manhã e a tarde.

A PLATAFORMA

     A Plataforma é onde ficam disponíveis os recursos para os alunos estudarem na internet. Os livros são de graça, entregues quando a matrícula na disciplina é realizada, mas todo o conteúdo fica disponível on-line. Isso é um grande "adianto"! As salas de tutoria on-line são os locais onde os alunos deixam suas dúvidas para serem respondidas pelos tutores. Costumam demorar um pouco para responder, mas nunca deixam de fazê-lo. Há, ainda, uma linha 0800 para retirar dúvidas com os tutores (nunca utilizei). Cada um tem um horário que é preestabelecido no início do semestre. Para completar, o aluno pode se dirigir ao polo para conversar pessoalmente com o tutor, em horário previamente estabelecido.

POLO DUQUE DE CAXIAS

     Quem estiver interessado em cursar alguma disciplina no Polo Duque de Caxias fique sabendo que o mesmo foi reformado este ano. Ficou bem legal! Tudo novinho em folha para receber os alunos. Conta com várias salas de aula, uma biblioteca, laboratórios. É bem localizado, fica no bairro 25 de agosto, pertinho do centro da cidade. Só tem um porém, as provas não são feitas no Polo, ele não comporta todos os alunos de uma só vez... geralmente somos mandados para a FEUDUC (que fica bem mais distante do centro) ou alguma escola municipal.

VALE À PENA?

     Com certeza. O mais interessante é perceber que o público que o CEDERJ atende é muito heterogêneo. Diferente dos alunos presenciais das Universidades Federais, que são muito jovens, em geral, a média de idade do EAD do CEDERJ gira em torno de 35 anos. São pessoas que, na grande maioria, trabalham e estudam. Se tivessem que fazer um curso presencial teriam que se sacrificar muito. Ou não poderiam fazê-lo. Muitos que lá estão fazem sua segunda graduação. Trabalham em uma área mas gostam de estudar História, estudam por amor à disciplina. Querem ser professores. Existem jovens, também, não são poucos. Porém mais da metade dos alunos tem mais de 30 anos. Isso eu afirmo com boa convicção pelo que tenho observado.

     Espero ter ajudado a responder algumas perguntas de candidatos ansiosos por saber um pouco mais sobre sua possível nova Universidade. Estou à disposição para responder qualquer outro questionamento. Um abraço a todos, até mais!

38 comentários:

  1. Boa noite amigo. Agradeço as informações que são bem úteis para quem deseja cursar história pelo Cederj, como eu desejo. Queria tirar umas dúvidas. Há necessidade de assistir aulas aos sábados?? E esses livros que são de leitura obrigatória também são disponibilizados online??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.

      Respondendo suas dúvidas:

      1- No primeiro semestre todos tem que fazer "Informática Instrumental", de presença obrigatória aos sábados. Porém, você pode fazer um teste de proficiência e ficar isente de assistir as aulas presenciais. Ou seja, mesmo que você tire 10, tem que cursar a matéria, só fica livre das aulas presenciais. As outras matérias não exigem presença (lembrando que para as licenciaturas o estágio é obrigatório).

      2- Todo o material didático é gratuito e fica, também, disponível on-line. Mesmo os textos extra que os professores utilizam ficam disponíveis na plataforma. É um grande adianto!

      As tutorias presenciais não são obrigatórias, porém é bom de vez em quando participar, tem sempre coisas boas que os professores passam nessas aulas.

      Espero ter esclarecidos suas dúvidas, Bruno. Qualquer coisa estou a disposição com as informações!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá, David! Você poderia tirar uma dúvida minha?!
    Sou aluna de graduação na UFRJ, mas queria fazer um curso a distância em Gestão de Turismo pelo CEDERJ. Tem como ou é proibido?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiane! Você só poderá fazer o curso de Turismo pelo Consórcio CEDERJ caso você tranque a matrícula na UFRJ ou termine sua graduação. É vetado ter duas inscrições em faculdades públicas.

      Excluir
  3. Boa tarde David, dia 29 vai abrir o vestibular para o cederj , e abriu novas turmas, agora de engenharia de produção e gostaria de saber de você se acha que seria dificil fazer uma faculdade de engenharia a distancia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil de dizer... na minha opinião se houver um bom acompanhamento dos tutores dá pra acompanhar numa boa. Biologia é feita dessa maneira: as aulas em laboratório são presenciais. Acredito que com Engenharia deva ser a mesma coisa, os alunos devem ser chamados para as aulas quando necessário.

      Excluir
  4. Boa noite, gostaria de saber se o conteúdo para prestar o vestibular para o curso de LETRAS é o mesmo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Silvia, é o mesmo para a prova objetiva de todos os cursos (cujo conteúdo são todas as matérias do ensino médio). Apenas nas provas específicas (discursivas) é que muda. Para História a discursiva era de português e História.

      Excluir
  5. Boa noite ! faço faculdade ead de administração e os tutores são só online e demoram muito a responder! praticamente estudo sozinha! quero mudar para o cederj porque acredito que com tutores presenciais vou ter mais facilidade para compreender as disciplinas .gostaria de sua opinião! desde agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora para responder (caramba, 3 anos...). Realmente na CEDERJ existem tutores presenciais, mas eles tem data fixa para comparecer ao polo. Ainda assim é um diferencial do CEDERJ!

      Excluir
  6. vc me indicaria livros de História e Geografia como estudo para o vestibular do Cederj?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia David. Tire uma dúvida minha. Sabe se no curso de Biologia há aulas todos os sábados e domingos?? São muitas aulas presenciais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, irmão! Tem aulas presenciais geralmente aos sábados e domingos, mas dependendo do professor pode marcar nos dias de semana à noite, também. Isso varia muito de polo para polo.

      Excluir
  8. Boa noite. Gostaria de saber em relação às provas. Eu trabalho aos sábados e domingos por escala. Haverá algum outro dia para que eu consiga realizar as provas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não no Cederj não existe segunda chamada, mais nem tudo esta perdido caso você não possa comparecer a uma das provas, você fará a AP3, NO CERDERJ SÃO AP1, AP2, E AP3
      ou Prova Presencial de recuperação, a unica desvantagem e que tem estudar a materia toda do semestre ok

      Excluir
  9. gostaria de cursar geografia, será que é muito difícil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou te enganar, não, cara: É difícil! Mas não desanime, os cursos no CEDERJ são muito bons, basta se dedicar. Vale à pena!

      Excluir
  10. Prezado David,
    agradeço a gentileza em disponibilizar tantas valiosas informações e aproveito o momento para um questionamento: entre o ensino à distância e o tradicional, qual escolheria?
    Um fraternal abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um emprego que me toma muito tempo livre (sou militar). Sou casado e tenho uma filha (linda). No meu caso estudar em uma faculdade na modalidade presencial é, no mínimo, "desaconselhável". Então achei justo com a minha família fazer o curso na modalidade à distância. E te digo, irmão: para mim está perfeito assim! Acho que não conseguiria estudar de outra forma, agora. Estou muito adaptado. Um grande abraço!

      Excluir
  11. Pura verdade meu caro! Não e Fácil só não estudo no sábado dia de tutoria, Domingo agarrado direto nos estudos, mais vale apena quando sai as Notas das ADs, neste momento se preparando para APs que acontecem no próximo final de semana. Uma coisa certa nunca puxe matéria além de seu tempo de estudo.
    Um Abraço meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e ainda tem gente que consegue fazer oito matérias por semestre... Eu admiro a coragem dessas pessoas!!! rs...

      Excluir
  12. Outra dica que dou para fazer o vestibular do cerderj e fazer o próprio Pre-vestibular do cederj o PVS um excelente pre-paratório com todo material didático. Só colocar no google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me tire uma dúvida por favor, a prova do vestibular cederj costuma ser no próprio polo?Obrigada

      Excluir
    2. Não, nem todos fazem no polo. Geralmente os polos não comportam todos os candidatos.

      Excluir
  13. Eu ja curso uma faculdade, mas fiquei interessada no cederj por gostar muito de estudar história, acha válido começar uma faculdade sobre a outra ou acha melhor esperar terminar esta? Ja que tenho 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, já que você tem 18 anos, eu te aconselho a ir devagar e completar o curso que você já iniciou. Eu sou formado em Comércio Exterior, mas sempre tive o sonho de cursar História. Ou seja, terminei a minha faculdade (Na cidade onde morava na época não tinha História) e depois, já de volta ao Rio de Janeiro, comecei a sonhada Licenciatura em História. Está em que período?

      Excluir
  14. Eu ja curso uma faculdade, mas fiquei interessada no cederj por gostar muito de estudar história, acha válido começar uma faculdade sobre a outra ou acha melhor esperar terminar esta? Ja que tenho 18 anos

    ResponderExcluir
  15. Olá. Sou estudante do PVS e pretendo cursar GEOGRAFIA (cederj campo grande) mas estou com uma dúvida. Será possível fazer licenciatura e bacharelado (este é presencial no Maracanã) simultaneamente?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vou ficar te devendo... Não tenho certeza! Acho que não dá, mas não sei ao certo... Vou me informar e depois te falo, ok?

      Excluir
  16. Oi, você sabe me informar se todo ano tem prova para esse vestibular e se são para todos os cursos. Além disso, é necessário ter feito o Enem ou eu posso fazer só a prova da Cederj? Tem um mês que eu mandei minhas dúvidas para a página do facebook deles, mas até hoje não me responderam.

    Preciso muito dessa informação, faço Faeterj e está complicado por ser muito distante de onde moro. Além disso trabalho. Um curso à distância vai ser ótimo para mim. Mas antes de trancar minha faculdade preciso ter certeza que vai ter prova ano que vem para Cederj. O curso que quero fazer é em Duque de Caxias, relacionado a computação.

    Espero muito que me respondam, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, em Caxias tem um curso na área de seu interesse! Cada polo tem uma quantidade de cursos específicos, ou seja, os cursos disponíveis dependem do polo de interesse do aluno. Mas no seu caso, no de Caxias tem o curso que te interessa!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Faço faculdade na UFF presencial, se eu fizer cederj (o curso que eu quero é administrado pela UFF) vou ter q cancelar a presencial ou eu posso só trancar?

    ResponderExcluir
  19. Não se pode ter duas matrículas na Federal, logo você teria que optar por uma delas. Talvez se você trancar sua matrícula consiga fazer o CEDERJ... Mas isso não sei te dizer com certeza, dá uma ligada pro polo onde deseja cursar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia eu vou fazer a prova em junho pra cursar história, você poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  21. boa noite ! vc poderia me tirar uma duvida? Quantas vezes eu sou obrigada a ir ao polo no curso de historia? Somente nas provas? Pq moro um pouco longe ...

    ResponderExcluir