sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trilogia "O Século" e a História Militar


     Ao encontrar nas prateleiras das livrarias o livro "Queda de Gigantes", do escritor galês Ken Follet, já sabia que teria que comprá-lo só de ler o título. Afinal, como falar do século XX sem falar sobre as guerras? Já conhecia um pouco o autor, pois já havia lido "O voo da vespa" cuja hstória se passava na Dinamarca ocupada pelos nazistas. Para ler a obra de Follet, temos que ter em mente que encontraremos romances, daqueles bem adolescentes mesmo. Não gosto dessa parte, considero a mesma meio "melosa" demais, com descrições de cenas eróticas, inclusive. Mas temos muito de História Militar, também, principalmente na área de inteligência (o autor gosta muito de espionagem). Assim sendo, vale a pena ler tanto "Queda de Gigantes" (focado nos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial) quanto "O Inverno do Mundo" (mostrando o mundo durante a Segunda Grande Guerra), o segundo livro da série.
     A grande proposta da série é mostrar como os acontecimentos do século XX afetaram as famílias nos principais países envolvidos nos conflitos. Assim, Follet nos apresenta personagens alemãs, inglesas, americanas, russas e galesas (não se esqueçam que o autor é nascido no País de Gales...) que nos mostram como era viver nesses países naquela época. A diversidade das personalidades e os inusitados encontros entre os diversos protagonistas foram muito bem trabalhados pelo autor. Li algumas críticas no Skoob por parte de alguns usuários acusando Follet de apresentar os Estados Unidos como uma espécie de "Paraíso do Mundo" na época, por conta de algumas personagens sonharem em ir para a América. Convenhamos: onde você preferiria passar o ano de 1914: nos Estados Unidos (pais republicano, com certa liberdade de expressão e empreendimento) ou na Rússia (do atrasadíssimo regime Czarista, quase feudal)? Onde será que você teria mais oportunidades?
     Questões interessantes sobre a doutrina militar são mostradas nos dois livros: evolução rápida da doutrina, dificuldade de adaptação dos oficiais à nova realidade do combate, a questão da mobilização, modernização do equipamento, surgimento das agências de inteligência, propaganda da guerra...  enfim, recomendo a leitura, com certeza vai agradar aos historiadores e apaixonados pela História Militar!

 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário