domingo, 23 de outubro de 2011

Domingo Aéreo - Museu Aeroespacial



Esse domingo, dia 23 de outubro de 2011, foi dia de comemorar os 70 anos de Força Aérea Brasileira com um evento de grandes proporções no Museu Aeroespacial: o chamado Domingo Aéreo, que levou milhares de pessoas a sair de suas casas para presenciar o show. Apesar do tempo nublado, o calor era muito forte na pista, e muitos montaram verdadeiros "acampamentos" para acompanhar as acrobacias e exibições das aeronaves.



Na foto acima um C-130 "Hércules". A foto foi tirada do cockpit de um P-47 "Thunderbolt" que eu estava visitando (muito bom!). Pode-se ver algumas pessoas curtindo a sombra da asa do Hércules. Ao fundo os morros do fim da pista do aeródromo da Base Aérea dos Afonsos.




E por falar em cockpit do P-47, eis a foto. Tudo anológico, uma maravilha! Na época em que ele voava o piloto levava o caça literalmente "no braço"...




Simulação de resgate aéreo, feito pelo pessoal do Exército em um helicóptero AS-332 "Super Puma". Cheguei no evento na parte da tarde por conta do batizado do meu afilhado (isso aí, fui o padrinho!) e cheguei no exato momento desta exibição. Minha filha gostou muito!




E eis aqui os paraquedistas em exibição de salto livre. Foi outro grande momento do evento, as crianças gostaram muito! Aliás esse tipo de evento pode influenciar muito o futuro das crianças. Se sou militar hoje em dia muito devo a isso.



Não dava para passar pelo Museu e não visitá-lo... que historiador seria eu se não o fizesse? Eis aqui a réplica do famoso 14 BIS de Santos Dumont. Dispensa apresentações, não é mesmo? Primeira máquina a voar com impulso próprio (os Wright utilizaram trilhos em um declive para impulsionar inicialmente sua máquina, não esqueçamos).



Para encerrar esse post "fotográfico" um PBY "Catalina", aeronave que patrulhou a costa brasileira durante a 2ª Guerra Mundial em busca de submarinos alemães.

Espero que tenham gostado dessa breve cobertura do evento. Não pude ficar até o fim pois minha filha já estava exausta. Até o próximo evento!



Nenhum comentário:

Postar um comentário