terça-feira, 15 de novembro de 2011

Livros em destaque - Novembro 2011


Terminei de ler o livro "Camaradas" do jornalista Wiliam Waack, que traz à tona muitos fatos sobre o movimento que ficou conhecido no Brasil como "Intentona Comunista". Waack pesquisou nos arquivos de Moscou após a dissolução da União Soviética e publicou suas descobertas através deste trabalho. O que encontramos são detalhes da correspondência secreta trocada entre membros do PCB e agentes do Komintern (Internacional Comunista), orgão responsável pela difusão do comunismo pelo mundo. A relação entre Luis Carlos Prestes e Olga Benário, a função dos enviados de Moscou na revolução, a atuação dos partidos da época e os planos que deveriam ser executados para o sucesso do movimento (além da análise das causas do fracasso) são algumas coisas que o livro mostra em suas páginas. O livro é fonte de consulta obrigatória para quem se interessa pelo assunto, independente da orientação política.



Esse livro não é sobre História Militar. Porém gostei tanto da palestra que foi ministrada por seu autor (Jorge Neiman) na minha OM que não posso deixar de recomendá-lo. "A Arte de Viver em Paz" foi escrito de forma tão positiva que não contém uma palavra "não" sequer!


Por fim recomendo a série de entrevistas com o Marechal Cordeiro de Farias, oficial que participou da Coluna Prestes, do golpe de 1930, lutou na FEB... ou seja, tem história para contar! Mais uma vez relatos sobre a atuação de grandes vultos de nossa História como Miguel Costa, Siqueira Campo, Mascarenhas de Moraes, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário