segunda-feira, 3 de janeiro de 2011



A BUSCA DO GRAAL


Pois é, a busca desse objeto sagrado, o Graal, que foi utilizado para recolher o sangue de Jesus Cristo durante a crucificação, foi tema de inúmeros livros ao longo dos anos. Mas ninguém criou uma narrativa tão boa e com tanta base histórica quanto o autor inglês Bernard Cornwell. Terminei de ler o segundo livro da trilogia e estou fascinado. Tecerei alguns comentários sobre a obra. Mas não se preocupe, não conterá "spoilers", ou seja, não revelarei nada sobre o enredo do livro.

ARQUEIRO INGLÊS


O livro mostra como atuava o arqueiro inglês no século XIV, durante a chamada "Guerra dos Cem Anos", que foi um emaranhado de conflitos armados que teve como motivo principal questões de sucessão de trono entre França e Inglaterra. Um erro muito comum é associar o arqueiro à nobreza. na verdade, os nobres também utilizavam o arco, mas somente para diversão: caça esportiva, na maioria das vezes. O arco de guerra, chamado de arco longo, era utilizado por soldados comuns. Os nobres lutavam montados em seus cavalos, vestiam armaduras e cotas de malha e brandiam espadas. Manter um cavaleiro em combate era muito caro, ao passo que manter arqueiros era bem mais barato! 
Ao que tudo indica, nenhuma outra tropa de arqueiros era tão boa como a tropa inglesa. Os besteiros (genovezes mercenário, principalmente), que tinham a vantagem de suas flechas (quadrelos) alcançarem uma distância maior, perdiam para o arco longo na cadência de tiro.

A IGREJA, A INQUISIÇÃO AS SUPERSTIÇÕES

O trabalho dos inquisidores também é mostrado no livro. E, como é de praxe na obra de Cornwell, com detalhes sórdidos. A atuação das ordens religiosas e as superstições do povo da época também são alvos de detalhes interessantíssimos. Dá para ter uma boa noção do que era a vida na época e de como as pessoas eram presas aos costumes religiosos rígidos. 

COMBATES!

O mais interessante da obra "A Busca do Graal" são as descrições dos combates: um primor! E são combates reais, ou seja, eles realmente aconteceram! Assim, é um verdadeiro deleite para quem gosta do gênero. No primeiro livro, por exemplo, podemos ver o combate em Crecy, um dos mais importantes da Guerra dos Cem Anos, assim como o cerco a Caen. 

OU SEJA...

Leia os livros! Não se arrependerá! Leia o quanto antes, ou um arqueiro poderá lançar uma flecha no seu traseiro!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário