quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Rebelião!


Gosto muito de Heavy Metal! Algumas canções, como não poderia deixar de ser, mencionam episódios de guerra. Uma das minhas "músicas de guerra" favoritas se chama "Rebellion", da banda alemã "Grave Digger". E esse post vai contar um pouco sobre a guerra a que a música se refere.

HIGHLANDS

"The clan's are marching 'gainst the law
Bagpipers play the tunes of war
Death or glory i will find
Rebellion on my mind"



Esta parte da música (o refrão) se refere às tropas que o príncipe Charles reuniu na Escócia para tentar reaver o trono do Reino Unido para seu pai (neto do rei Jaime II, deposto). Os clãs escoceses, católicos, se uniram ao príncipe com objetivo de restaurar o poder aos católicos, depostos na Revolução Gloriosa que ocorreu entre 1695 e 1740. Os "Bagpipers" são os tocadores da gaita de fole, instrumento tradicional na Escócia. As tropas, então, marchavam embaladas ao som das gaitas de fole. Só para ressaltar, a maioria dos ingleses não queriam que o poder voltasse às mãos dos católicos, visto que os comerciantes, protestantes, estavam trazendo prosperidade ao Reino Unido.


BONNIE PRINCE CHARLES

Rumours know that rebellion will break out
Bonnie Prince Charles is in the highlands to claim his
crown no doubt
He raised his Standart at Glenfinnen calling to our pride
The Jacobites are gathering I'll be at their side

Os rebeldes que tentavam a restauração eram chamados de "jacobinos". Esses rebeldes partiram do continente europeu, onde estavam exilados, e chegaram apoiados pelos franceses até as "Highlands" escocesas. Se não houvesse a deposição de Jaime II, o pai do príncipe Charles seria rei e a música diz que era sem dúvida um direito do príncipe lutar pela coroação seu pai. O vocalista da banda diz que estará ao lado dos rebeldes!!!

BATALHA DE PRESTONPANS

The town of Edinburgh fell soon in our hands
Defeated the English at the Battle of Prestopans

Ocupados no continente com a Guerra de Sucessão Austríaca, as tropas inglesas estavam reduzidas em seu território. Aproveitando-se disso, "Bonnie Charles", como era chamado o príncipe, derrota as forças inglesas na Batalha de Prestonpans (1745). Seria um presságio da vitória final da revolução?

MAS NO FIM...

Apesar da exaltação aos jacobinos feita pela banda, eles são derrotados e a revolução falha!!! Bom, mas a música é bem legal, não é mesmo? O príncipe Charles foi exilado e viveu por muitos anos depois, sempre lamentando e reclamando, ao que parece, pelo fracasso de sua empreitada.

Para quem quiser mais informações sobre os eventos, vejam:



Nenhum comentário:

Postar um comentário