quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Marechal Hermes da Fonseca - Parte I



Um dos maiores vultos da História Militar Brasileira, o Marechal Hermes da Fonseca (sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, o proclamador da República) é o principal responsável por uma das maiores reformas que o Exército Brasileiro já passou. Contarei seus feitos a partir de 1904 em diante em duas partes. Na segunda parte, deixarei a Bibliografia utilizada.


Hermes Evita uma Revolta


No fim do século XIX e início do XX, o Exército tinha em suas fileiras oficiais doutrinados pelo Positivismo, uma linha de pensamento a favor do progresso pela ciência e contra a guerra e o uso da violência. Essa influência acabou alterando a instrução, tornando a formação do oficial muito acadêmica, isto é, mais voltada para a ciência do que para a guerra. Os veteranos da Guerra do Paraguai eram ignorados (muitos até ridicularizados) e só se dava valor as doutrinas filosóficas e científicas. A consequência disso foi o envolvimento desses militares, os chamados "bacharéis", com a política. Em 1904, com as reformas na cidade do Rio de Janeiro, a vacina obrigatória foi instituída pelo Ministro da Saúde Oswaldo Cruz, desagradando muitos. Serviu de pano de fundo para alguns políticos e militares incitarem uma revolta que na verdade queria depor o presidente Rodrigues Alves. foram 8 dias de revolta, quebra-quebra e confusão nas ruas da cidade, que ficou em estado de sítio. Duas unidades militares se rebelaram: A Escola Preparatória do Realengo e a Escola Militar do Brasil, na Praia Vermelha. A Escola de Realengo teve o movimento descoberto pelo então General Hermes da Fonseca, que tratou de anulá-lo. A Escola Militar da Praia Vermelha travou combate com as forças do governo na tentativa de depor o presidente no Palácio do Catete, mas foi rechaçada. Havia muito tempo que os ministros alertavam quanto às necessidades de reformulação do Exército. Porém, nenhum teve êxito em convencer o governo.


Comandante do 4º Distrito Militar


Foi nomeado Comandante do então 4º Distrito Militar (Rio de Janeiro, capital federal na época) em 1905, e logo empreendeu treinamentos em conjunto com as diversas Unidades Militares da Capital. Deslocou as tropas até Santa Cruz, numa manobra que fez toda a cidade comentar (muitos assustados, pensando se tratar de uma guerra...). Vendo que o resultado prático não tinha sido bom (na verdade foi muito ruim), resolveu realizar um novo exercício, desta vez com a presença de autoridades civis e militares, inclusive o próprio presidente, em 1906. Com isso, demonstrou na prática que era necessário investir no Exército!

A primeira mudança veio ainda em 1906, com a renovação do currículo das escolas militares, que tiveram inclusive a forma de ingresso e as denominações modificadas. A Escola Militar da Praia Vermelha foi extinta (muito devido a sua localização próxima ao palácio do governo... havia o medo de uma nova revolta).


Marechal Hermes: Ministro da Guerra


Em 15 de novembro de 1906, Hermes assume o Ministério da Guerra e começa o processo de modernização do Exército instituindo o serviço militar obrigatório por sorteio e as Brigadas Estratégicas (grandes concentrações de quartéis visando melhorar o treinamento conjunto e facilitar a mobilização para a guerra). Em 1908 é convidado pelo Kaiser Guilherme II para conhecer o Exército Alemão, voltando dessa viagem convencido a mandar uma missão militar para obter conhecimentos nesse exército.
Continua...

Um comentário:

  1. muito boa a abordagem das reformas efetuadas pelo marechal Hermes. deixo meu blog a disposição para o companheiro: blogdogustavoaraujo.blogspot.com.br.
    abraço cordial.

    ResponderExcluir