sábado, 5 de fevereiro de 2011

SAMPAIO



     Estou lendo o livro "Sampaio" de Paulo de Queiroz Duarte, mesmo autor da série "Os Voluntários da Pátria na Guerra do Paraguai". O livro é mais abrangente do que eu imaginava e conta não só sobre os fatos e feitos da vida do Brigadeiro Antônio de Sampaio como também descreve com detalhes vários acontecimentos do período em que o militar esteve na ativa (Entre eles as revoltas como a Cabanagem. a Balaiada e a Praieira).

     A personalidade de Sampaio é curiosa. Foi um adolescente que vivia metido em confusões, arruaceiro e paquerador. Nasceu em Tamboril, Ceará, e de lá saiu ainda jovem por causa de uma confusão que arrumou por conta de um namoro. Chegando em Fortaleza assentou praça, em 1830, dando início a uma brilhante carreira militar, marcada por muitos atos de bravura e por um raro sentimento de dever. Ou seja, de rapaz arruaceiro e encrenqueiro, que vivia de bar em bar brigando, Sampaio se transformou em soldado obediente e valoroso!

     Fato interessante na vida do Brigadeiro Sampaio é que ele começou como soldado e chegou a general, coisa que não era comum (e hoje em dia é muitíssimo difícil), galgando os postos após repetidos atos de coragem. Ele fazia questão de requerer suas promoções, medalhas e mesmo elogios, sempre orgulhoso de suas atuações. O livro reproduz suas petições solicitando promoções e prêmios. 

     Outra coisa que gostei de ler no livro foi que Sampaio, então capitão, chegou às vias de fato com um deputado arrogante que tentou ignorar sua ordem e adentrar a um aposento reservado. Rolou escada a baixo trocando socos com o homem, que o processou. Porém, Sampaio estava apenas cumprindo ordens e não houve punição. 

     Assim era Sampaio: valente, orgulhoso e bom de briga! Era conhecido pelo seu destemor, e quem o enfrentava conhecendo sua fama o fazia com justificado receio. Participou de praticamente todas as intervenções brasileiras na região do prata: guerra contra o argentino Rosas, na questão dos Blancos e Colorados e, por fim, lutou na Guerra do Paraguai. Lá foi morto em combate, depois de receber três tiros! Não era fácil parar Sampaio!

     Vale muito à pena ler o livro sobre o Patrono da Infantaria Brasileira. Tem informações das mais variadas, baseadas em pesquisas em arquivos de muitos cantos do país. Eu recomendo!

Sampaio was a brasilian general who lead the troops against many riots in their homeland between 1830 and 1850, and fought in a great war between 1865 and 1866 when he was killed facing paraguayan troops. He's one of the greatest brazilian generals of all time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário