segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Marcha da Coluna

    Estou lendo um livro sobre a Coluna Miguel Costa - Prestes (iniciada em 1924 e extinta em 1927) e estou curtindo muito! Sempre achei interessante a história desta empreitada, mas nunca tinha lido nada específico. Mesmo porque, sendo militar, não tive muito estímulo para pesquisá-la por parte de meus instrutores, que sempre davam ênfase a outros acontecimentos... a despeito de que lado o Exército se posicionou e de quem estava certo ou errado o fato de que a Coluna cruzou o país lutando por seus ideais já a torna digna de um estudo. 

        Estou lendo um livro chamado "A Marcha da Coluna", da BIBLIEx, escrito por um tenente que participou da marcha. O livro não é exatamente "bem escrito", mas reflete nas palavras simples e sem floreios do autor, João Alberto Lins de Barros, todas as dificuldades e glórias dos revolucionários. Foram mais de 20000 Km pelo interior do país, sempre esperando acender no povo a chama revolucionária contra as oligarquias regionais e as arbitrariedades dos governantes (em especial o presidente Arthur Bernardes). Apesar de todo o esforço, a coluna não sairia vitoriosa. A vitória dos "tenentes" chegaria em 1930 com a subida de Vargas ao poder.

         Fica a recomendação para aqueles que, assim como eu, adoram ler relatos de quem participou de eventos históricos. A cada página fico imaginando como eu reagiria a determinada situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário