Quando resolvi prestar o vestibular para uma vaga em História no consórcio CEDERJ, que é uma parceria entre as faculdades Federais e Estaduais do Rio de Janeiro para oferecer ensino na modalidade EAD (Ensino a Distância), não consegui encontrar muitas informações fora do próprio site da Fundação CECIERJ, administradora do consórcio. Informações sobre o polo que me interessava, então, era impossível! Pensando naqueles que estão curiosos para saber mais a respeito do que é estudar "no CEDERJ", escrevo aqui algumas informações.
NÃO É FÁCIL
Essa é a primeira informação útil. Caso não esteja realmente com vontade de estudar muito, melhor desistir. O ensino a distância é "cruel", não perdoa preguiçosos! Prepare-se para estudar nos fins de semana, na hora do almoço no serviço... principalmente se seu curso for Licenciatura em História, que exige a leitura de um volume grande de livros. Pra quem gosta de ler é um deleite!
As provas presenciais são nos fins de semana, dois seguidos, sábado e domingo. Ás vezes de manhã e a tarde.
A PLATAFORMA
A Plataforma é onde ficam disponíveis os recursos para os alunos estudarem na internet. Os livros são de graça, entregues quando a matrícula na disciplina é realizada, mas todo o conteúdo fica disponível on-line. Isso é um grande "adianto"! As salas de tutoria on-line são os locais onde os alunos deixam suas dúvidas para serem respondidas pelos tutores. Costumam demorar um pouco para responder, mas nunca deixam de fazê-lo. Há, ainda, uma linha 0800 para retirar dúvidas com os tutores (nunca utilizei). Cada um tem um horário que é preestabelecido no início do semestre. Para completar, o aluno pode se dirigir ao polo para conversar pessoalmente com o tutor, em horário previamente estabelecido.
POLO DUQUE DE CAXIAS
Quem estiver interessado em cursar alguma disciplina no Polo Duque de Caxias fique sabendo que o mesmo foi reformado este ano. Ficou bem legal! Tudo novinho em folha para receber os alunos. Conta com várias salas de aula, uma biblioteca, laboratórios. É bem localizado, fica no bairro 25 de agosto, pertinho do centro da cidade. Só tem um porém, as provas não são feitas no Polo, ele não comporta todos os alunos de uma só vez... geralmente somos mandados para a FEUDUC (que fica bem mais distante do centro) ou alguma escola municipal.
VALE À PENA?
Com certeza. O mais interessante é perceber que o público que o CEDERJ atende é muito heterogêneo. Diferente dos alunos presenciais das Universidades Federais, que são muito jovens, em geral, a média de idade do EAD do CEDERJ gira em torno de 35 anos. São pessoas que, na grande maioria, trabalham e estudam. Se tivessem que fazer um curso presencial teriam que se sacrificar muito. Ou não poderiam fazê-lo. Muitos que lá estão fazem sua segunda graduação. Trabalham em uma área mas gostam de estudar História, estudam por amor à disciplina. Querem ser professores. Existem jovens, também, não são poucos. Porém mais da metade dos alunos tem mais de 30 anos. Isso eu afirmo com boa convicção pelo que tenho observado.
Espero ter ajudado a responder algumas perguntas de candidatos ansiosos por saber um pouco mais sobre sua possível nova Universidade. Estou à disposição para responder qualquer outro questionamento. Um abraço a todos, até mais!