sábado, 16 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DA TOMADA DE MONTESE


No dia 14 de abril o 11º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Montese, comemorou a tomada de Montese, um dos episódios mais importantes da trajetória da FEB na Itália. Após a dramática tomada de Monte Castelo, nossa tropa seguiu para Montese, uma localidade importante para o esforço alemão em manter a posição da Linha Gótica. Foi o combate onde tivemos o maior número de baixas, tamanho era o ímpeto dos alemães em não perder a localidade. O 11º GAC, localizado na Vila Militar, celebra todo ano esse feito com uma formatura e um evento festivo. 

Fiz a cobertura do evento e vou mostrar um pouco do que rolou por lá!
Photos of ceremony celebrating the fall of Montese, taken by me on 14th april 2011

foto 01:


Logo na entrada do quartel temos essa homenagem aos combatentes de Montese: uma parede pintada com a narrativa dos acontecimentos e com o mapa do progresso da FEB na Itália. Abaixo, o busto em Homenagem ao Marechal Mascarenha de Morais, comandante da FEB. Neste monumento existe uma placa com o nome dos artilheiros que perderam suas vidas na tomada de Montese.

foto 02:


O quartel foi todo preparado para comemorar o dia da Tomada de Montese!

foto 03:

Obus 155mm M114 M1 A1 AR. 

foto 04:


O evento teve a presença de integrantes do Clube de Viaturas Militares Antigas do Rio de Janeiro (CVMARJ), que abrilhantaram o evento com suas lindas viaturas.

foto 05:

Este é o Sr. Carlos Magno, membro do Clube de Viaturas Militares Antigas do Rio de Janeiro. A farda é uma réplica fiel da utilizada por nossos oficiais na FEB.

foto 06:

Os ex-combatentes reunidos na área de eventos do 11º GAC.

foto 07:


E, por fim, minha foto com a gandola de sargento expedicionário! (It's me!)


Todas as fotos foram tiradas por mim (menos, é claro, a última...) e foram aqui inseridas como meio de divulgação e homenagem. Agradeço ao Sr. Carlos Magno e a todos os integrantes do CVMARJ por autorizarem a publicação das imagens relativas ao clube. As fotos dos ex-combatentes da FEB eu não divulguei porque não tive tempo de pedir autorização... por isso publiquei apenas aquela em que eles estão sentados no quiosque. Também não fotografei o desfile, pois estava empenhado na recepção dos veteranos.

Espero que tenham gostado das fotos! 
Hope you enjoy all the photos!

Um comentário: