sábado, 26 de março de 2011

Brothers in Arms


O presidente americano Barack Obama, em discurso proferido no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mostrou que se preparou muito para agradar o povo brasileiro. Entre muitos elogios e demonstrações de camaradagem, citou um fato que muitos brasileiros sequer conhecem: a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, lutando ao lado de tropas americanas. Todos sabem como o povo americano se orgulha de suas forças armadas. Certamente a intenção de Obama era nos deixar orgulhosos de nosso espírito guerreiro. Afinal, fomos o único país sul-americano a enviar um contingente para lutar na 2ª Guerra. Vejam vocês que o fato não foi esquecido pelo presidente Obama. E os brasileiros? Será que 60% da população conhece nossa campanha além-mar? 
Política a parte, acho que o discurso de Obama foi excelente. Ele demonstrou como se deve fazer um discurso para um povo estrangeiro: estudar a história do país que será visitado, se iterar de suas tradições, de seus costumes... não sou "capitalista" muito menos "socialista", mas admiro pessoas que estudam e se dedicam a seu ofício. E o americano fez um excelente discurso.




E para não perder o costume aqui está mais uma homenagem aos nossos combatentes que lutaram na Itália contra o Nazismo. Duas imagens: a de cima é um quadro famoso retratando o momento da Batalha de Montese. A segunda mostra a entrada da tropa depois do combate e dá uma idéia do que foi a luta!

Thanks to those who fought alongside brazilian soldiers in WWII. 

sexta-feira, 4 de março de 2011

PÓS GRADUADO!


Finalmente consegui meu título de especialista em História Militar! Estou muito feliz em completar mais esta jornada, e agora passarei para a segunda fase de meu projeto: escrever um livro! Minha monografia abordou a construção da Vila Militar aqui do Rio de Janeiro, entre 1908 e 1922. Devido ao curto tempo que tive para pesquisa, muita coisa que poderia ser escrita ficou de fora. As fontes e anotações estão comigo e é com elas que escreverei o livro.

Farei agora alguns agradecimentos aqui no Blog: à minha esposa, que me deu apoio não só moral, mas também prático, revisando meu texto; aos meus professores, especialmente o Almirante Bittencourt, que é uma enciclopédia naval ambulante; ao meu ex comandante o Coronel Jayme, que me liberou do expediente às sextas-feiras durante um ano inteiro para que eu pudesse ir às aulas; aos meus pais, por tudo que me ensinaram até aqui e à minha filha que faz meus dias muito felizes!!

Por enquanto é isso! Até mais!