quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A época de Carlos Magno


Olá para todos! Após as festividades de comemoração do aniversário da minha filha estou de volta! Resolvi neste post falar sobre uma época deveras interessante: o início da chamada "Idade Média", a época do famoso Carlos Magno. Vou fazer o seguinte, vou explicando as coisas através de tópicos, assim fica mais organizado!

Quem foi Carlos Magno?

Foi rei dos Francos durante o período que vai de 774 até 814. Foi coroado imperador do Sacro Império Romano Germânico em 800. Filho de Pepino, o breve e neto do grande guerreiro Carlos Martel, que evitou a invasão árabe que ameaçava o ocidente a partir da Espanha.

Qual a importância de seu reinado?

Carlos magno unificou os povos Francos, que viviam em conflito, impondo a fé cristã na região. Por sua intervenção salvou o Papa dos lombardos, povo que ameaçava as terras da Igreja. Contribuiu sobremaneira com a cristianização de toda a Europa, que tinha a influencia muçulmana na Espanha e de outras crenças dos povos espalhados nas outras regiões. Foi essencial na fixação dos povos nômades e do início do sistema feudal.

Como era organizado o Exército na era de Carlos Magno?

Todo camponês devia obediência a um nobre local, que o recrutava quando necessário. Não havia treinamento combinado. Cada um treinava quando achava que devia. Os nobres eram cavaleiros (somente eles tinham recurso para manter o equipamento e o cavalo de combate) e treinavam desde muito cedo as artes de combater. Somente os nobres utilizavam a espada. Os camponeses eram a infantaria e lutavam com lanças, arcos ou com o que tivessem a disposição, dependendo do nobre que serviam. Nessa época surgiram inovações no combate, como a cavalaria pesada, onde o cavaleiro usava armadura sobre o cavalo que também podia ser protegido por placas ou cotas de malha.

Quem eram os paladinos?

Esses são famosos nos RPGs. Os paladinos eram a guarda do palácio, os cavaleiros próximos ao Maior do Palácio (responsável pela guarda do rei). Como os reis eram muito religiosos, estes geralmente também o eram. Daí toda a aura de "defensor da justiça" dos paladinos dos RPGs. Não tinham restrição quanto ao uso de lâminas. Talvez essa percepção de alguns venha da figura de Carlos Martel, o paladino mais famoso, que lutava com um martelo enorme!

Nos próximos posts escreverei mais sobre esse assunto. estou a disposição para responder alguma dúvida sobre o período. Quem quiser perguntar basta deixá-la nos comentários! Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário